Várias seguradoras participam da Hora do Planeta, um ato simbólico organizado pela WWF (Worldwide Fund for Nature), uma das mais importantes ONGs ambientalistas existentes, e é realizado conjuntamente em várias regiões do planeta. Amanhã, dia 27, a partir das 20h30, centenas de cidades ficarão no escuro pelo período de uma hora. O objetivo da ação é chamar a atenção das pessoas para uma reflexão sobre as ameaças causadas pelo aquecimento global.
“O objetivo da ação é chamar a atenção das pessoas para uma reflexão sobre as ameaças causadas pelo aquecimento global”, diz a Mapfre, uma das seguradoras que aderiu ao movimento. Também participam do movimento a Prudential, com sede no Rio de Janeiro, e a Porto Seguro, com sede em São Paulo, além do estádio Arena Allianz, na Alemanha, a Torre Eiffel, o Coliseu, a Times Square, o Cristo Redentor, o Congresso Nacional Brasileiro, a Ponte Estaiada, o Monumento às Bandeiras, o Viaduto do Chá, além de instituições como o Edifício Copan, o Instituto Butantan e o MAM (Museu de Arte Moderna), bem como várias empresas do mundo vão apagar as luzes por uma hora.
A ação é apoiada pela Porto Seguro junto aos seus 8 mil funcionários. Além disso, desde 2008 a Corporação realiza no complexo matriz a “Hora da Terra”, quando todos os dias, entre 11h30 e 13h30, as luzes são apagadas como alerta para a questão ambiental.
A iniciativa de ‘apagar as luzes’ do Complexo Matriz da Porto Seguro foi realizada pela primeira vez em 2007, em sintonia com a Hora do Planeta. Após a repercussão positiva entre os funcionários, a ação acabou se tornando um programa constante, em 2008. Desde a implantação do programa, mais de 265 mil kwh já foram economizados. Isso equivale ao consumo mensal de 1.474 famílias. Desde o começo do ano, a ação tem sido implantada nas sucursais de todo o Brasil, e 17% delas já aderiram.
A Prudential, que pelo segundo ano participa do movimento, promoveu uma campanha para incentivar seus funcionários e corretores franqueados a participar do movimento, lembrando-os que o gesto visa à reflexão sobre as ameaças oriundas das mudanças climáticas. Por sua vez, a companhia apagará os letreiros e totens de sinalização, que permanecem acesos à noite.
A Hora do Planeta teve seu início em 2007 na cidade de Sidney, na Austrália, e no ano de 2008, mais de 370 cidades participaram da ação. No ano passado, quando o Brasil aderiu ao movimento pela primeira vez, a mobilização atingiu mais de quatro mil cidades de 88 países.
De acordo com a diretora de Responsabilidade Social da Mapfre no Brasil, Fátima Mendes Lima, “essa é uma atitude positiva e temos ciência de que gestos tão particulares assim têm imensa importância para a saúde do planeta e contribuem de forma consciente, permitindo uma ampla reflexão sobre a relação da sociedade com o meio ambiente, e possibilitando, inclusive, que os seres humanos pensem mais sobre as reais condições da natureza”, finaliza.
Apague você também as luzes e dê a sua contribuição ao planeta.