Lucro da Mapfre cresce 3% e faturamento 6,3%

mapfre1O grupo Mapfre, maior seguradora da Espanha, encerrou 2009 com lucro líquido de 926,8 milhões de euros, aumento de quase 3% com relação ao ano anterior. O resultado ajudou a reduzir a dívida em mais de 980 milhões de euros e incrementar o patrimônio líquido em mais de 1,37 bilhão de euros (24,1%), segundo comunicado do grupo.

O presidente da Mapfre, José Manuel Martínez, destacou as parcerias realizadas pelo grupo, como a com o Banco do Brasil, com o Grupo Mundial no Panamá e com o Finibanco Vida em Portugal. “Estas parcerias impulsionaram nosso crescimento internacional”, comenta na nota.

O faturamento registrou incremento de 6,3%, para 18,8 bilhões de euros, sendo os prêmios de seguro e de resseguro responsáveis por 15,6 bilhões de euros, crescimento de 9,1%. Mais da metade deste valor foi produzido na Espanha, com prêmios totais de 8,1 bilhões de euros.

As operações internacionais contribuíram com 51% dos prêmios e 34% do lucro. Segundo dados do balanço, os prêmios evoluíram 22,8%, para 8,35 bilhões de euros. A Mapfre América registrou incremento de 19,3% nos prêmios, para 4,3 bilhões de euros, com destaque para Brasil, Venezuela e Argentina. Na América Latina, a Mapfre fortaleceu sua liderança em seguros de ramos elementares, com uma fatia de mercado de 6,9%, e melhorou sua posição no segmento de vida.

Os prêmios da Mapfre Internacional, que engloba Estados Unidos, Portugal, Turquia e Filipinas, alcançaram 1,64 bilhão de euros, com um incremento de 46,6%.

Em resseguros, o grupo movimentou prêmios de 2,05 bilhões de euros, com um incremento de 15,5%, o que consolida a entidade entre os vinte maiores grupos resseguradores do mundo. O faturamento das operações de Assistência cresceu 13,6%, para 483,8 milhões de euros.

No fechamento de 2009 os ativos totais administrados pelo Grupo aproximavam-se dos 43,10 bilhões de euros, 3,4% a mais que em 2008; e o patrimônio administrado superava os 49,57 bilhões, com um incremento de 3,8%.

Durante 2009, a Mapfre realizou uma reorganização do negócio de empresas, dividindo-o em Mapfre Empresas, destinado à cobertura de riscos e prestação de serviços no mercado espanhol, e Mapfre Global Risks, unidade integrada na divisão de seguro direto internacional, que concorrerá mundialmente na cobertura dos programas internacionais de seguros de clientes multinacionais e de outros riscos considerados globais, como aviação, energia e marítimos. “Esta reorganização é um passo a mais na aposta da Mapfre pela globalidade e pela orientação ao cliente”, informa o comunicado.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS