O grupo Mapfre, maior seguradora da Espanha, encerrou 2009 com lucro líquido de 926,8 milhões de euros, aumento de quase 3% com relação ao ano anterior. O resultado ajudou a reduzir a dívida em mais de 980 milhões de euros e incrementar o patrimônio líquido em mais de 1,37 bilhão de euros (24,1%), segundo comunicado do grupo.
O presidente da Mapfre, José Manuel Martínez, destacou as parcerias realizadas pelo grupo, como a com o Banco do Brasil, com o Grupo Mundial no Panamá e com o Finibanco Vida em Portugal. “Estas parcerias impulsionaram nosso crescimento internacional”, comenta na nota.
O faturamento registrou incremento de 6,3%, para 18,8 bilhões de euros, sendo os prêmios de seguro e de resseguro responsáveis por 15,6 bilhões de euros, crescimento de 9,1%. Mais da metade deste valor foi produzido na Espanha, com prêmios totais de 8,1 bilhões de euros.
As operações internacionais contribuíram com 51% dos prêmios e 34% do lucro. Segundo dados do balanço, os prêmios evoluíram 22,8%, para 8,35 bilhões de euros. A Mapfre América registrou incremento de 19,3% nos prêmios, para 4,3 bilhões de euros, com destaque para Brasil, Venezuela e Argentina. Na América Latina, a Mapfre fortaleceu sua liderança em seguros de ramos elementares, com uma fatia de mercado de 6,9%, e melhorou sua posição no segmento de vida.
Os prêmios da Mapfre Internacional, que engloba Estados Unidos, Portugal, Turquia e Filipinas, alcançaram 1,64 bilhão de euros, com um incremento de 46,6%.
Em resseguros, o grupo movimentou prêmios de 2,05 bilhões de euros, com um incremento de 15,5%, o que consolida a entidade entre os vinte maiores grupos resseguradores do mundo. O faturamento das operações de Assistência cresceu 13,6%, para 483,8 milhões de euros.
No fechamento de 2009 os ativos totais administrados pelo Grupo aproximavam-se dos 43,10 bilhões de euros, 3,4% a mais que em 2008; e o patrimônio administrado superava os 49,57 bilhões, com um incremento de 3,8%.
Durante 2009, a Mapfre realizou uma reorganização do negócio de empresas, dividindo-o em Mapfre Empresas, destinado à cobertura de riscos e prestação de serviços no mercado espanhol, e Mapfre Global Risks, unidade integrada na divisão de seguro direto internacional, que concorrerá mundialmente na cobertura dos programas internacionais de seguros de clientes multinacionais e de outros riscos considerados globais, como aviação, energia e marítimos. “Esta reorganização é um passo a mais na aposta da Mapfre pela globalidade e pela orientação ao cliente”, informa o comunicado.