O Fórum Econômico Mundial realizado em Davos, Suíça, durante a semana passada teve boa participação das seguradoras. Além de serem uma das maiores investidoras institucionais, aplicando boa parte de suas reservas para financiar o crescimento das economias, ainda vendem produtos para garantir a sustentabilidade das empresas e famílias.
Depois da matéria da Allianz pronta para ir às compras, a suíça Zurich falou aos jornalistas da Reuters sobre o seu interesse pelo Brasil. Segundo a notícia divulgada na agência e reproduzida em um grande número de sites e jornais, Paul Hopkins, CEO para as Américas da Zurich, disse que a empresa quer se tornar conhecida do público geral dentro do mercado de seguros, área dominada por gigantes do setor como Banco do Brasil, Itaú-Unibanco e Bradesco. Para atingir o objetivo, a empresa está considerando patrocinar um time esportivo e disparar campanhas publicitárias em 2010.
O executivo também contou que a Zurich praticamente dobrou os prêmios no mercado de Ofertas Iniciais Públicas (IPO, na sigla em inglês) em 2009. Aliás, este é um segmento que está no topo das prioridades dos bancos, assim como crédito e serviços para pequenas e médias empresas.
O seguro dos IPOs oferece cobertura à empresa emissora das ações de eventuais prejuízos causados por demandas judiciais de investidores alegando que as informações fornecidas nos prospectos das ofertas eram incorretas. A responsabilidade civil da companhia em relação as informações contidas nos prospectos está prevista na legislação brasileira e já é uma realidade nos Estados Unidos e na Europa. Em razão disso, a demanda pelo seguro no Brasil tem crescido na medida em que o produto é ofertado. Atualmente, poucas seguradoras atuam neste segmento, sendo a Zurich e a Ace as principais.