Allianz lucra R$ 80 milhões e fatura R$ 2,2 bilhões

images21A Allianz Seguros obteve lucro líquido de R$ 80 milhões em 2009, 7,8% acima do resultado obtido em 2008. Nos segmentos em que atua, incluindo saúde, os prêmios de seguros consolidados somaram R$ 2,25 bilhões, com alta de 19,2% em relação a 2008.

Os ativos totais atingiram R$ 3,07 bilhões, o que representa um aumento de 25,7%, quando comparado a 2008. As provisões técnicas somaram R$ 1,14 bilhão, com um incremento de 9,9%. O patrimônio líquido teve elevação de 5,9%, perfazendo R$ 538 milhões. O resultado operacional chegou a R$ 140 milhões, com crescimento de 12,2%, quando comparado ao exercício anterior.

“A Allianz Seguros vem registrando crescimento constante acima da média do mercado nos últimos cinco anos. Nosso objetivo é manter essa trajetória em 2010, firmando a companhia cada vez mais como uma seguradora multiprodutos, de atuação nacional”, comentou Max Thiermann, presidente da seguradora, em comunicado divulgado à imprensa.

Segundo a nota, o bom desempenho foi creditado a melhoria da eficiência operacional, com redução do índice de despesas administrativas, que passou de 16,7% em 2008 para 15,6% sobre o prêmio ganho. O índice de sinistralidade (sinistros sobre os prêmios ganhos) foi de 64,2%, mantendo a mesma média de 2008. O resultado financeiro foi impactado devido à redução da taxa básica de juros.

Conforme dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), no total do setor sem saúde e sem VGBL, a Allianz figura entre as sete maiores seguradoras do país, com alta de 22,8% . O crescimento do mercado foi de 5%. A Allianz Saúde, sob supervisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, faturou R$ 367 milhões e teve lucro de R$ 15 milhões.

Em automóvel, a Allianz cresceu 24,4%, ante os 13% registrados pelo mercado. Grande parte desse resultado se deve à estratégia de expansão regional. O produto teve desempenho expressivo em todas as regiões do país. Segundo informou o grupo, em Minas Gerais a companhia manteve a liderança nesse ramo. O aumento da base de corretores e, consequentemente, da capilaridade foram fatores decisivos ao resultado dessa carteira.

Nos seguros empresariais, vale ressaltar o desempenho dos Riscos Nomeados (RN) e Riscos Operacionais (RO). Nestes ramos, o crescimento da companhia foi de 50,4% em relação a 2008, colocando-a na vice-liderança do setor.

Balanço mundial – Ontem, o grupo divulgou o balanço mundial com lucro líquido de € 4,7 bilhões, diante de perdas de € 2,4 bilhões em 2008. O faturamento chegou a € 97, 4 bilhões, alta de 5,2%. A seguradora justificou a queda do lucro operacional, em 147 milhões, em função da recessão do Reino Unido e também citou que a variação cambial afetou significativamente o resultado. O índice combinado ficou em 97%.

Michael Diekmann, CEO da Allianz, disse em comunicado que 2009 foi um ano importante para o grupo, uma vez que a crise, sem dúvida, afetou o desempenho do grupo. “Mas mesmo assim apresentamos um balanço sólido aos nossos acionistas”. Ele também comentou na teleconferência que o grupo só fará uma “big” aquisição quando os órgãos reguladores, que discutem mudanças nas regras da indústria de seguros, deixarem claro o que mudará. Só assim o grupo saberá qual a necessidade de capital que cada companhia terá de aportar para fazer frente às novas exigências.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS