Os preços dos seguros de ramos elementares, responsabilidade civil e também do Directors & Officers (D&O) continuarão estáveis ao longo de 2010 para as grandes corporações. Isto é o que revela um estudo da Aon, uma das maiores corretoras de seguros do mundo, divulgado ontem. A pesquisa analisa o comportamento das taxas praticadas nos últimos três trimestres.
De acordo com a pesquisa, o seguro de grandes riscos, depois de sofrer altas nos dois primeiros trimestres de 2009, especialmente para as carteiras expostas a catástrofe natural, as taxas praticadas no terceiro trimestre mostraram estabilidade. Como o resultado deste segmento mostrou-se lucrativo para boa parte das seguradoras, a oferta se mantém forte, o que aumenta a concorrência. “Para 2010 esperamos taxa estável, com uma certa pressão para baixo”, diz o estudo.
Em D&O, as taxas declinaram cerca de 2,7% no terceiro trimestre e o risco parece mais estável para as instituições que atuam no mercado financeiro, segundo relatório da Standard & Poor’s. Após aumentos de dois dígitos nos últimos trimestres, os preços em D&O evoluíram apenas 3,2% no terceiro trimestre para bancos. Nos outros segmentos da economia, os preços caíram em média 4,9%. A capacidade de subscrição tem aumentado e vários novos players estão ingressando no mercado, além daqueles que estavam enfraquecidos terem recuperado capital.