A SulAmérica integrará a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa a partir de dezembro, segundo composição divulgada ontem. Um feito e tanto para a seguradora, única listada no índice. A carteira do índice,que começa a vigorar a partir de dezembro, terá 43 ações de 34 empresas que representam 15 setores e somam R$ 730 bi em valor de mercado. Ontem, o Ibovespa atingiu a maior pontuação em mais de 17 meses, após encerrar o pregão em alta de 0,89%, aos 67.917 pontos, maior nível de fechamento desde o dia 17 de junho do ano passado (68.437 pontos). Com isso, a valorização do índice no ano passa as ser de 80,87%.
A SulAmérica foi uma das oito novas companhias que passaram a fazer parte do ISE, composta por ações de empresas que apresentam alto grau de comprometimento com práticas de sustentabilidade e governança corporativa. As outras sete são Copel, Even, Itaúsa, Indústrias Romi, Redecard, Usiminas e Vivo. Celesc e Odontoprev saíram fora. Na carteira anterior, eram 38 ações, emitidas por 30 empresas de 13 setores, totalizando, em 1º de dezembro de 2008, R$ 1,21 trilhão em valor de mercado, o equivalente a 39,6% da capitalização total da bolsa. O número foi reduzido devido a fusões.
O ISE foi criado em dezembro de 2005 e formulado com base no conceito internacional Triple Bottom Line (TBL), que avalia, de forma integrada, elementos ambientais, sociais e econômico-financeiros. Aos princípios do TBL, foram adicionadas outras três dimensões: governança corporativa, características gerais e natureza do produto.
Para a composição da carteira, são selecionadas as 150 empresas com ações mais liquidas na Bovespa no período de um ano. Para a nova carteira, foram convidadas 137 companhias. Dessas, 51 responderam ao questionário e participaram ativamente. Algumas participaram como “treineiras”, pois não eram elegíveis entre as com maior liquidez. Para carteira do ISE que entrará em vigor no ano que vem, serão levados em consideração os ativos das 200 companhias com maior volume de negócios. O número de empresas para compor a carteira é limitado a 40.
Veja as empresas que compõem a carteira 2009/2010
AES Tiete
Bradesco
Cemig
Dasa
Energias do Brasil
Indústrias Romi
Redecard
Tim Participações
Cesp
Duratex
Even
Itaúsa
Sabesp
Tractebel
Banco do Brasil
Coelce
Eletrobrás
Fibria
Itauunibanco
Sul América
Usiminas
Braskem
Copel
Eletropaulo
Gerdau
Light
Suzano Papel
Vivo
BRF Foods
CPFL Energia
Embraer
Gerdau Metalúrgica
Natura
Telemar