O grupo holandês ING, que no Brasil é sócio da SulAmérica, anunciou na última sexta-feira a segunda venda de ativos neste mês. Depois de vender no início de outubro a divisão de investimentos do banco em Genebra, por US$ 506 milhões, à vista para o banco suíço Julius Baer, anunciou a venda da carteira de resseguros de vida e acidentes pessoais nos Estados Unidos para a Reinsurance Group of America Inc (RGA), resseguradora especializada no segmento vida. Detalhes do acordo não foram revelados.
Acredita-se que a venda dará ao ING ganhos de 100 milhões de euros dentro da estratégia apelidada de “back to basics“, que prevê levantar recursos entre 6 bilhões e 8 bilhões de euros e assim devolver ao governo holandês parte do empréstimo de 10 bilhões de euros feito em 2008, no ápice da crise financeira, com a venda de negócios que estão fora do core business de um dos maiores grupo de bancassurance do mundo.
Segundo nota divulgada pelo ING, “a transação se encaixa na estratégia do ING de simplificar sua estrutura e manter o foco em operações de seguros voltadas para pessoas, como vida e previdência”, afirmou Tom McInerney, CEO do ING Insurance Americas na nota.
Segundo informou a RGA às agencias internacionais, a aquisição da ReliaStar dará ao grupo maior presença no mercado da América do Norte.