O aumento da participação da Bradesco Dental no mercado de seguro odontológico será benéfico para o grupo, avalia a corretora Link Investimentos em relatório divulgado hoje. Segundo fato relevante divulgado nesta segunda-feira, feriado no mercado securitário, o Bradesco fechou acordo para assumir 43,5% da OdontoPrev. A Bradesco Dental será incorporada pela OdontoPrev e em troca o banco receberá ações da companhia.
Caso se concretize, o Bradesco passará a ser acionista da maior empresa de planos de saúde odontológico da América Latina. A Odontoprev é responsável por cerca de 25% do mercado, com uma carteira de 2,6 milhões de clientes no final de junho deste ano.
o grupo poderá se beneficiar da venda cruzada de planos médicos e odontológicos, analisa a corretora. Nos últimos cinco anos, este nicho evoluiu a uma taxa média de quase 20%.
A surpresa, segundo a corretora, ficou na aquisição de uma participação minoritária por parte do Bradesco, que até agora vem demonstrando interesse em compras onde pode deter o controle acionário. Apesar de gostar de ter o controle, o grupo investe em segmentos prioritários quando é possível fazer um bom negócio, como no início deste ano, quando comprou uma fatia minoritária na rede de laboratórios Fleury.
Após os órgãos reguladores aprovarem a negociação, a nova empresa surge com 3,9 milhões de clientes, sendo 2,6 milhões da OdontoPrev e 1,3 milhão da Bradesco Dental, com receita líquida anualizada de R$ 533 milhões.
Segundo informou o Bradesco em fato relevante, “a associação das duas companhias deve proporcionar ganhos de escala e de sinergia com combinação das melhores práticas de gestão de sinistros e, principalmente, pela combinação das plataformas comerciais e do acesso aos canais de distribuição do Banco Bradesco”.
Pelo novo acordo de acionistas firmado entre Bradesco e o fundador da OdontoPrev, o banco indicará três de oito membros do Conselho de Administração, incluindo seu presidente. Zanetti permanecerá na presidência-executiva da companhia.
O segmento dental, assim como o de seguro, necessita de escala para ser lucrativo. Em razão disso, a consolidação da Odontoprev se deu por uma série de fusões ao longo dos últimos anos, como da DentalCorp e da Careplus, informa o relatório. “Acreditamos que o potencial de crescimento do setor é elevado para os próximos anos, com aumento da penetração dos planos odontológicos”.