O grupo Mapfre divulgou lucro de 530 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, estável em relação ao mesmo período do ano passado. A receita total subiu 13%, para 10 bilhões de euros. Segundo nota do grupo espanhol, a elevação do faturamento contou com a inclusão de receitas das operações Commerce Group, Union Duero Vida e Duero Pensiones. Em prêmios, o grupo movimentou 8,7 bilhões de euros, incremento também de 13%, estimulado pelas operações internacionais. Na Espanha, os prêmios recuaram 1,3%, principalmente em razão da retração do mercado de automóveis.
A América Latina mais uma vez é destaque no balanço do maior grupo segurador espanhol, com elevação de 20% nas vendas, de 25% na rentabilidade e índice combinado estável em 102%. O lucro líquido obtido pela Mapfre na região subiu 25%, para 64,4 milhões de euros. A rentabilidade sobre o PL subiu de 9,3% para 10,5% no período analisado.
A Mapfre América divulgou prêmios de 2 bilhões de euros no semestre, com o Brasil sendo o maior mercado, responsável por 747 milhões de euros, alta de 11% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Neste valor estão incluídos os 119 milhões de euros gerados pelas vendas na Nossa Caixa, acima dos 83,5 milhões de euros registrados no primeiro semestre de 2008.
A Venezuela, no entanto, foi o país que registrou o maior índice de crescimento, com 92% de alta, para 371 milhões de euros em prêmios. O México é o terceiro maior mercado na América Latina, com prêmios de 215 milhões de euros, recuo de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Argentina registrou 194 milhões de euros em prêmio, alta de 20%, e Porto Rico totalizou 143 milhões de euros, avanço de 3%. Outros países (Chile, Colômbia, República Dominicana, Equador, El Salvador, Paraguai, Peru e Uruguais) totalizaram 356 milhões de euros em prêmios, crescimento de 22%.