Olho vivo na previdência

As pessoas precisam ficar mais atentas às reservas para a aposentadoria. É bom acompanhar se a crise financeira alterou o valor planejado no momento da adesão ao fundo de previdência, seja ela um fundo fechado empresarial ou um fundo aberto individual. Se a crise reduziu o patrimônio, é preciso refazer as contas para saber quanto precisará aportar para ter a renda desejada na melhor idade. Se não puder aumentar a contribuição neste momento, saberá que terá de trabalhar alguns anos a mais para ter a renda desejada ou se conformar em viver com um valor menor.

Vários fundos fechados têm divulgado perdas com ativos em 2008. Hoje foi a vez da Shell. Segundo agências internacionais, a petrolífera divulgou comunicado ao órgão regulador holandês, informando déficit de US$ 8,3 bilhões nas contas do fundo de pensão no final de 2008 em razão das perdas de 40% em valor de ativos causados pela crise financeira.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS