A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), entidade que congrega trinta países membros, defende um esforço concentrado em todo o mercado internacional visando uma melhora divulgação da relevância do seguro.
Segundo a consultora do órgão, Flore-Anne Messy – que esteve no Rio de Janeiro, há duas semanas, para participar da VIII Conferência sobre Regulação e Supervisão de Seguros na América Latina – tanto o setor privado quanto os governos locais devem atuar em sinergia para alcançar essa meta.
“Há pouca consciência da população sobre a importância do seguro, inclusive nos países mais desenvolvidos. Na Califórnia (EUA), por exemplo, apenas 13% das casas têm cobertura contra danos causados por terremotos. Nos países emergentes, até 82% dos danos causados por catástrofes não estão segurados”, revelou.
Ela acrescenta que o consumidor também sofre o reflexo desse cenário, uma vez que quanto menos informados, os segurados estarão mais sujeitos a vendas erradas e a preços mais altos.
Flore-Anne Messy disse que a OCDE recomenda aos governos que incluam noções de educação financeira e de seguros no currículo escolar e promova campanhas institucionais elaboradas para esclarecer a população sobre o funcionamento do mercado de seguros.